Encontro sobre o Carnaval define futuro da “festa do Povo”
O destino e a essência do Carnaval de Luanda nesta fase de pandemia começa a ser definido na próxima quarta-feira, durante um encontro provincial, que acontece às 10h00, na Liga Africana, com a participação de responsáveis de grupos carnavalescos e especialistas em Entrudo.
fonte: Jornal de Angola.
O director do gabinete da Cultura, Juventude e Desporto de Luanda, Manuel Gonçalves, disse terem já programadas várias actividades para suprir a falta do desfile competitivo nesta edição, a ser realizada dentro das celebrações do centenário do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto.
A reestruturação da essência do Carnaval, a revitalização da música e o regresso da percussão ao vivo, como elementos que agregam originalidade à festa, também vão ser debatidos, em especial durante o encontro provincial.
Entre as actividades agendadas, há a destacar no dia 25 deste mês, uma homenagem a diferentes figuras e personalidades ligadas ao Carnaval de Luanda. O acto acontece às 17h00, no Palácio de Ferro, na baixa da cidade, e nelas serão distinguidos compositores, artistas, percussionistas, costureiros e figuras dos bastidores da "festa do povo”. De acordo com o programa de actividades, dia 26, está agendada a realização da "Batucada do Carnaval”, às 10h00, no campo Independente do Golfe, no Kilamba Kiaxi, em Luanda.
Nesta edição, a organização vai incluir, também, o histórico grupo carnavalesco União Kabocomeu do Sambizanga, da classe B (Adultos), que encerra a "live” deste ano. O director da Cultura de Luanda disse que apesar dos constrangimentos os grupos carnavalescos continuam a ensaiar para garantir que um espectáculo condigno.
Comentários